Não basta estar super presente no Instagram.
Não basta aparecer todos os dias fazendo stories.
Não basta criar narrativas para aguçar a curiosidade do seu público.
O que vai gerar RECONHECIMENTO. O que vai fazer com que as pessoas criem associações, com que elas olhem uma cor, um estilo, uma expressão e imediatamente pensem em você, é a CONSISTÊNCIA.
Eu - Mariana - como mulher e empreendedora a frente do Atalho - posso afirmar que a mulherada fica perdidinha, sem saber o que fazer em meio à tantas possibilidades do mercado digital.
Faça isso! Aplique essa estratégia! Use esse hack! Haja de tal forma!
E quando você finalmente acha que encontrou um caminho de paz e leveza, sua mente é bombardeada por mais ideias e possibilidades infinitas.
Mas e se eu tentasse assim? E se eu mudasse o meu @? E se eu fizesse outro rebranding? Acho que vou cortar o cabelo!
Socorro!
Primeiramente: PARE! Respire fundo e beba um copo de água! Ok, com o corpo devidamente hidratado, vamos pensar:
Grandes marcas se tornaram grandes marcas por que seguiram - com consistência - um caminho muito bem estruturado e sólido. Elas não ficaram olhando pra concorrência. Elas não se deixaram levar por tendências de mercado. Elas não ficaram se questionando se deveriam ou não fazer um rebranding.
Depois que você estrutura - com sabedoria - as estratégias de branding da sua marca, você precisa simplesmente coloca-las em prática, e ponto! Você não tem inventar moda, não tem que pensar em firulas, não tem cogitar fazer alterações tão cedo na sua marca.
Quando você age por impulso, movida a fatores externos que não tem absolutamente nada a ver com a sua marca, VOCÊ CAGA COM TUDO!
É isso mesmo! Eu tinha que largar um palavrão! É inacreditável como empreendedoras incríveis não conseguem simplesmente focar naquilo que precisa ser feito. Fazem cursos, mentorias, consultorias e quando acham que está tudo definido sobre suas marcas, simplesmente decidem inventar alguma coisa.
Enquanto deveriam apenas colocar em prática as estratégias definidas, vão na contramão da consistência e decidem "inovar".
Inovação é imprescindível para uma marca. Toda marca tem o dever de oferecer isso aos clientes. Isso é indiscutível. Mas inovação acontece com planejamento, com análise. Não é de uma hora pra outra, não é toda semana.
Sabe qual imagem você passa pro seu cliente agindo dessa forma?
Uma marca que não sabe o que está fazendo. Uma marca que toda hora quer uma coisa diferente. Você não transmite segurança. Não transmite profissionalismo. E o pior que tudo: afasta seu público de associações que poderiam ser feitas sobre a sua marca.
E ok, eu entendo, hoje em dia, pra ganhar espaço no digital, é normal pensar que você precisa inovar sempre. Na sua cabeça, toda semana você precisa trazer algo mais grandioso que o seu concorrente. Algo que vai chamar atenção do seu público, que vai gerar a famosa "curiosidade". É rebranding, é REDESIGN, é reposicionamento. Você quer passar por todos os re's que te falarem que existem.
Ok, num primeiro momento a galera pode ficar curiosa sim! Você pode gerar um burburinho e achar que arrasou.
Mas esse sentimento, daqui a um mês, vai deixar de existir e você vai buscar novas formas de querer chamar atenção.
Ser consistente com a sua marca vai muito além de postar todo dia. Significa respeitá-la. Significa fazer jus à esse universo tão incrível que a rodeia. Significa ser fiel aos valores e princípios dela. Não sucumbir ao FOGO NO CU de querer todo mês fazer uma coisa diferente.
Desse jeito você entende, né?
Consistência é traçar uma linha reta em meio à tantos modismos e passar só dando tchauzinho. certa de que você fez o dever de casa. Certa de que você não precisa inventar firulas. Certa de que sua marca é única e você só precisa ser paciente.
Pra ter uma marca inabalável, você precisa simplesmente fazer o que tem que ser feito. E ponto! Agora por favor, chega de rebranding e bora criar essa marca autêntica e diferentona.
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