top of page
  • Foto do escritorMARIANA BUENO

VISUAL DA MARCA ALINHADO EM TODAS AS MÍDIAS

Atualizado: 12 de mai. de 2023

O TOC mais necessário pra manter as mídias sociais alinhadas à cada troca de material gráfico.


Esse é, com toda certeza, um dos itens necessários pra manter o padrão de qualidade das mídias, e alinhá-las com todo planejamento de uma campanha nova.


Vamos - logo de cara - exemplificar essa questão:

Sua empresa está vivendo uma Campanha de Natal. Todas aquelas referências Natalinas, de sinos, laços, presentes. A paleta vermelha e verde inunda seu feed. De repente é janeiro, e você ainda continua com todas essas referências nas suas mídias sociais.

Definitivamente, não rola!


Percebe como é necessário um planejamento para alteração das artes em todas as mídias, para que tudo fique conectado e converse com o atual momento?


Esse atraso é prejudicial, do meu ponto de vista, em dois pontos:


1. Mostra um certo desleixo por parte do setor de marketing!


Mas eu não tenho um setor de marketing!


A partir de agora você tem! Não importa se você é a única que administra o marketing da sua empresa. Se você o faz, você já faz parte do Setor de Marketing.


Incorpore isso agora! Você tem uma imagem à zelar!


Pensa comigo: Você dá o maior duro pra desenvolver processos elaboradíssimos, e o faz com excelência, e no fim das contas vai pecar em algo tão bobo como alinhar o visual da marca a cada troca de campanha?


Não! Eu não vou deixar!


2. Estar atualizado, e devidamente posicionado no mercado mostra que você está engajado com seus clientes!


Manter-se realmente empenhado em gerar conteúdo relevante e de qualidade, demonstra preocupação com seu cliente. E isso meus amigos, vale ouro. O cliente perceber que: "Essa empresa se preocupa comigo!", faz toda diferença para gerar uma conexão verdadeira e duradoura.


Mas eu não tenho tempo!


O golpe mais velho que eu conheço.


O que você não sabe é administrar seu tempo. Mas esse assunto vamos deixar para outra hora, porque vai ser no naipe "Senta que lá vem história!". De qualquer forma, minha dica é a mesma: ORGANIZAÇÃO! Não basta uma boa ação em determinado momento, é preciso de constância. E pra isso acontecer, você precisa:

  1. Não surtar!

  2. Manter seu Calendário de Marketing atualizado!

Entendi! Então o que eu NÃO posso esquecer de alterar a cada troca de campanha da minha empresa?

Eu te digo! Fiz uma lista com muitos tópicos a serem levados em consideração. Basta verificar quais são relevantes pra você. Molezinha!


Foto do Perfil de TODAS as Redes Sociais: Já vi muitas empresas alterarem a paleta de cores ou adicionarem elementos gráficos ao logo de acordo com a campanha em vigência. Se você utiliza a mesma foto de perfil constantemente, não tem problema. Essa é uma questão bem particular.


Foto dos Destaques do Instagram: Acho bem interessante trabalhar uma paleta de cores específica nos Destaques. Visualmente eles têm uma presença muito forte, por isso é importante criar essa unicidade com o todo.

Capa do Facebook e Twitter: Se você mantém uma constância no Facebook ou Twitter, e seus clientes também estão lá, por favor, não deixe de alterar a capa de acordo com a sua campanha.


Material de Ponto de Venda - Loja Física: Sabe quando as grandes lojas de departamento trocam de coleção e você vê tudo alinhado? Site, Redes Sociais, Lojas Físicas e Propagandas caminhando juntas? Não é lindo de ver? Eu adoro! E porque com você seria diferente? Atenha-se à adesivos de vitrine, precificação, banners, folders, uniforme. Nada deve passar despercebido. E aqui, preste atenção aos prazos de entrega dos fornecedores, caso você precise terceirizar esse material.


Elementos da Descrição do Instagram: Dependendo da campanha você pode incluir na sua descrição emojis e slogans que remetam à mesma. Sobre emojis: controle esses dedinhos e use-os com cautela. Sem poluição visual, heim!


Foto do Perfil do Whats App: Aqui vale uma ressalva, principalmente para empresas que possuem muitos números de contato: Alinhem todos! É importante especificar, na Foto do Perfil ou no Recado do Whats App, do que se trata aquele número (qual localidade, ou qual setor responsável);

Fotos do Feed do Instagram: Campanha pronta, é hora de poxtar! Nada que transmita mais paz de espírito do que um feed bem harmônico e ajustado à sua campanha atual.


Ecommerce: Para quem trabalha com E-commerce, não esqueça do seu cliente que mora longe. Se ele não vai ter a experiência da loja física, produza materiais diferenciados, que ambientem bem o atual momento da empresa. Faça lookbooks, banners, ensaios fotográficos, dispare e-mail marketing. As possibilidades são muitas.


Vai por mim, não é tão difícil como parece! Tô contigo, heim! Beijos e até a próxima!

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo2.png

Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

bottom of page