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  • Foto do escritorMARIANA BUENO

TOM DE VOZ DE UMA MARCA

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Assim como a voz de uma pessoa diz muito sobre a personalidade dela, o tom de voz de uma marca tem o poder de comunicar tudo que ela é.


Sendo assim, TOM DE VOZ é esse repertório único de palavras e expressões que a sua marca usa, a forma como ela se comunica com seu cliente. E não está ligado apenas à fala, mas também à escrita: as chamadas diretrizes de redação.


E qual é o ponto mais importante quando a gente fala sobre tom de voz?

COERÊNCIA!


Tom de voz precisa ser coerente com aquilo que sua marca é e o que ela quer transmitir para o mundo. Então visual e voz precisam estar conectados para exalar coerência.


Não adianta o discurso ser super descontraído, super informal e o visual seguir uma linha mais clássica e certinha.


Percebe como não faz sentido?


Então vamos entender alguns pontos importantes pra definição do TOM DE VOZ da sua marca:


1. DEFINA CERTO E ERRADO!

É importante que você dê exemplos de como NÃO se comunicar e até quais palavras EVITAR. Essa é uma das formas mais eficazes de “treinar o ouvido” ao captar o tom de voz da marca.

Simplesmente falar que o seu tom de voz é descontraído, não é o suficiente. Ser descontraído pode abraçar inúmeras formas de expressão.


Por exemplo: Aqui no Atalho não falamos "VAMOS LÁ!" Nós falamos "BORA!"


2. SEJA COERENTE!

Sua marca se comunica de forma coerente em diferentes canais de comuni-cação? Ou em cada canal segue um padrão diferente? Preste atenção nisso! As vezes a sua marca é super certinha, super tradicional e você inventa de inseri-la no twitter/tiktok, plataformas mais descontraídas.

Não faz sentido nenhum, certo?


3. TOM DE VOZ EVIDENTE

O tom de voz da minha marca precisa seguir uma linha bem evidente? Como a Netflix, por exemplo? Claro que não! Você vai adaptá-lo de acordo com a sua marca! Eu preciso usar bordões e palavras proprietárias? Se você não quiser, não precisa. Basta que você seja coerente e respeite a sua marca.


Definir o TOM DE VOZ de uma marca exige uma análise ampla sobre a essência da marca e tudo que ela deseja expressar pro mundo. No Guia CTRL Branding abordamos essa e todas as outras estratégias de branding que utilizamos aqui no Atalho. Um Guia de conteúdo raiz pra você entender de uma vez por todas o que é Branding e como aplicá-lo a sua marca.


Clique aqui para conhecer nosso Guia CTRL Branding e criar uma marca autêntica e diferentona.


Um beijo enorme, estamos contigo!

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Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

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