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  • Foto do escritorMARIANA BUENO

SOUNDBRANDING

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Existe uma estrategia de branding que nós queremos muito te contar: o Soundbranding.


O que exatamente seria isso?


Você usar a música como aliada da sua marca, pra construir percepções poderosas à respeito dela.


Bem, pra começar, a musica é um instrumento poderoso, capaz de unir as pessoas.


Vamos pensar numa hipótese: Você vai viajar pra fora do pais. Chegando lá, todos falam uma língua diferente. Você está em um pais diferente, com cultura diferente. De repente, você encontra um brasileiro. Um brasileiro que - coincidentemente - morava na sua cidade.


O que normalmente acontece? A tendencia é que a gente confie em pessoas que tem gostos e valores semelhantes aos nossos.


Então o fato dessa pessoa ser brasileira, falar a sua língua, conhecer a sua cultura, já faz com que você confie mais nela, do que num estrangeiro - por exemplo.


E se a gente for pensar em música, é a mesma coisa. Você vai se sentir mais confortável, você vai ter assuntos em comum, você vai confiar mais em pessoas que gostam do mesmo estilo musical que o seu.


Então, quando pensamos na construção de uma marca, pensamos em todos os aspectos palpáveis, em todos os detalhes que compõe esse organismo vivo.


E a música tem o poder de reforçar tudo aquilo que você está construindo.


E aqui vai um adendo: é importante separar você e a sua marca.


Se essa escritora aqui incluísse seu estilo musical na playlist do Atalho, vocês ouviriam de tudo lá. Funk, sertanejo, rock, pop. "Depende do meu humor, eu escuto de tudo. Quem me conhece sabe."


No entanto, o Atalho tem uma comunicação própria. Princípios, valores, estilo de vida, linguagem fotográfica, nada tem a ver com sertanejo. Nada tem a ver com funk. Nada tem a ver com pop - Justin Bieber, Dua Lipa, Olivia Rodrigo. Nada disso.


Então, como eu posso aplicar o Soudbranding na minha marca?


Vou te contar como a gente faz aqui no Atalho!


  • Trabalhe a música nos stories do Instagram pelo menos 1x por dia.

  • Se você tem um espaço físico, faça uma playlist e deixe tocando de fundo.

  • Se você vai produzir uma campanha, valide o estilo musical da sua marca.

  • Se vai fazer uma LIVE no Instagram, coloque uma música no começo da LIVE, para dar boas vindas à quer for entrando.

  • Use Reels com músicas pertencentes ao estilo musical da sua marca.


O importante é pensar em: utilizar músicas que condizem com o estilo da sua marca.


Se determinada música não expressar absolutamente nada sobre sua marca, diga NÃO! Abra mão, faça concessões. Isso é posicionamento!


E pra finalizar, a musica traz sobretudo a questão da emoção. É você despertar emoção no seu cliente. Por que quando as pessoas vão a shows ela se emocionam? A música toca na alma.


Então está mais do que na hora de você usar essa estratégia e reforçar ainda mais todo o universo da sua marca. Bora lá?

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Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

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