Recebemos inúmeros clientes nos procurando sugerindo o famoso "rebranding" para suas marcas.
A pergunta é apenas uma: Por que?
O mundo digital trouxe certas inconsistências com relação ao significado de "brand" - uma marca de verdade.
Muitos pensam que rebranding está ligado à mera mudança de identidade visual, ou que basta que você corte e pinte o cabelo e pronto, se fez o rebranding de uma marca pessoal.
Bem, sinto informar, mas não é nada disso!
Uma mudança à nivel - apenas - de Identidade Visual, chama-se redesign.
Ou seja, resumidamente:
Redesign é nada mais do que a modernização de aspectos visuais de uma marca, que acompanha justamente as atualizações pelas quais a marca vai passando ao longo dos anos.
Vemos grandes marcas aderindo ao redesign e modernizando os aspectos visuais da mesma. Burguer King, Subway, Mastercard, Latam, Skol.
Não houveram mudanças na cultura organizacional, no posicionamento ou na essência da marca. Houve um upgrade, uma modernização. É como a reforma de uma casa. A estrutura manteve-se a mesma, no entanto, pintaram as paredes, trocaram a decoração, trouxeram móveis novos.
Mas a estrutura da casa manteve-se intacta.
Já o Rebranding é uma mudança à nível mais profundo. Tipo escorpiana, intensa e cheia de profundidade. Na cultura, nos valores, no posicionamento da marca.
Não basta que você modernize o logo, pinte o cabelo e se comunique de uma forma mais agressiva. Rebranding mexe com a cultura da marca.
Então, qual momento ideal para fazer um REDESIGN?
Resposta: O redesign acontece naturalmente ao longo dos anos, afim de modernizar a marca e fazê-la acompanhar o processo de atualização do mercado. Ponto, sem fru-fru e sem querer florear.
E qual o momento ideal pra fazer um REBRANDING?
Resposta: Quando você quer mudar seu público prioritário, quando você precisa se posicionar de forma muito diferente, quando precisa alterar a cultura e a essência da marca. Quando existem crises à serem superadas. Quando existe um amadurecimento num nível mais profundo.
Por isso, antes de sair por aí querendo fazer o Rebranding da sua marca, pergunte-se: Por que eu quero fazer? Será que é o momento ideal? Será que não seria o caso de apenas um redesign?
Estamos contigo, um beijo enorme e bora construir essa marca diferentona!
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