top of page
  • Foto do escritorMARIANA BUENO

REBRANDING x REDESIGN

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Recebemos inúmeros clientes nos procurando sugerindo o famoso "rebranding" para suas marcas.


A pergunta é apenas uma: Por que?


O mundo digital trouxe certas inconsistências com relação ao significado de "brand" - uma marca de verdade.


Muitos pensam que rebranding está ligado à mera mudança de identidade visual, ou que basta que você corte e pinte o cabelo e pronto, se fez o rebranding de uma marca pessoal.


Bem, sinto informar, mas não é nada disso!


Uma mudança à nivel - apenas - de Identidade Visual, chama-se redesign.


Ou seja, resumidamente:


Redesign é nada mais do que a modernização de aspectos visuais de uma marca, que acompanha justamente as atualizações pelas quais a marca vai passando ao longo dos anos.


Vemos grandes marcas aderindo ao redesign e modernizando os aspectos visuais da mesma. Burguer King, Subway, Mastercard, Latam, Skol.


Não houveram mudanças na cultura organizacional, no posicionamento ou na essência da marca. Houve um upgrade, uma modernização. É como a reforma de uma casa. A estrutura manteve-se a mesma, no entanto, pintaram as paredes, trocaram a decoração, trouxeram móveis novos.


Mas a estrutura da casa manteve-se intacta.


Já o Rebranding é uma mudança à nível mais profundo. Tipo escorpiana, intensa e cheia de profundidade. Na cultura, nos valores, no posicionamento da marca.


Não basta que você modernize o logo, pinte o cabelo e se comunique de uma forma mais agressiva. Rebranding mexe com a cultura da marca.


Então, qual momento ideal para fazer um REDESIGN?

Resposta: O redesign acontece naturalmente ao longo dos anos, afim de modernizar a marca e fazê-la acompanhar o processo de atualização do mercado. Ponto, sem fru-fru e sem querer florear.


E qual o momento ideal pra fazer um REBRANDING?

Resposta: Quando você quer mudar seu público prioritário, quando você precisa se posicionar de forma muito diferente, quando precisa alterar a cultura e a essência da marca. Quando existem crises à serem superadas. Quando existe um amadurecimento num nível mais profundo.


Por isso, antes de sair por aí querendo fazer o Rebranding da sua marca, pergunte-se: Por que eu quero fazer? Será que é o momento ideal? Será que não seria o caso de apenas um redesign?


Estamos contigo, um beijo enorme e bora construir essa marca diferentona!


15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo2.png

Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

bottom of page