Pra começar, preciso confessar que detesto esses termos gringos que o marketing passou a adotar nos dias de hoje. Branding, Leads, Inbound. Não se impressione! Sei que eles causam um fudeu! na sua cabeça. Mas traduzidos e interpretados, são inofensivos.
Dentre esses termos que, de cara, deixam você desconfiada, precisamos falar sobre o Posicionamento de Marca.
De maneira bem objetiva – como sempre - o Posicionamento de Marca é um conceito que se refere à maneira como as marcas são percebidas pelo público. Aqui, o foco deixa de estar no produto e passa a estar na percepção do consumidor.
Ou seja, não basta vender um produto ou serviço top das galáxias. É preciso vender propósitos, valores e realizações.
Isso você provavelmente já sabia. Ou já justificou alguma compra falando: “Mas é a experiência...”. A experiência de compra que tal empresa oferece e outras não.
Conquistar uma cadeira cativa na mente do seu consumidor.
Esse é um dos objetivos principais do Marketing Digital nos dias de hoje. E há, de fato, uma verdadeira disputa pela atenção das pessoas.
Mas o que você precisa entender é que não é como seus clientes percebem a sua marca, mas sim como você quer que eles percebam sua marca. Se trata de como você quer que ela seja reconhecida.
E não importa o tamanho da sua empresa: sempre há uma posição de destaque para ser conquistada. Basta saber COMO e PARA QUEM se posicionar, a partir dos Valores que diferenciam seu negócio da concorrência.
Entendi! Mas e agora? O que eu faço?
Agora eu vou listar algumas dicas preciosas para a elaboração de estratégias de Posicionamento de Marca! Bora lá?
COMUNICAÇÃO!
Cada vez que a sua marca se comunica com seu cliente, ela tem uma oportunidade de reforçar o seu posicionamento. Da mesma forma, cada vez que o seu consumidor é impactado pela sua marca, ele vai moldando a imagem que tem de você.
Não, não se iluda achando que isso não vai acontecer de uma hora para outra. É um trabalho diário, que necessita de MUITA atenção em dois aspectos:
1. CONSTÂNCIA: Não adianta criar uma campanha incrível agora, e depois ficar meses sem anunciar. É preciso constância! Ela vai reforçar valores e conquistar espaço na mente do seu cliente.
2. COERÊNCIA: Se você se posicionar como a solução mais rápida do mercado, não pode haver outras que entreguem o mesmo serviço que você na metade do tempo. Percebe que isso não seria coerente?
NÃO OLHE SÓ PRA DENTRO!
O que sua empresa tem a oferecer, não é o suficiente. Pense nas necessidades do seu público, e o que ele valoriza na aquisição de um produto/serviço.
DE OLHO NA CONCORRÊNCIA!
Avalie seus concorrentes e veja como sua empresa está posicionada em relação a eles. Como você pode superá-los? Como você pode se sobressair no mercado? Como fixar sua marca na mente dos clientes?
INCORPORE OS VALORES!
O Posicionamento da sua Marca será o reflexo do que você quer que as pessoas pensem em relação à ela. Por isso, é necessário incorporar os valores da mesma, adicionando CREDIBILIDADE + CONFIABILIDADE.
FAÇA AJUSTES, SEMPRE!
Não existe uma receita de bolo, isso você já sabe! Precisamos ser adaptáveis! Aliás, o ser humano, por si só, é muito adaptável! Prova disso foi essa quarentena doida fazendo todo mundo se reinventar e se adequar à uma nova realidade! Por isso, sempre que possível e necessário, faça ajustes para que sua marca se mantenha sempre em alta e na cabeça dos seus consumidores. Resolva qualquer falha de comunicação, e analise com atenção os feedbacks que receber!
LEMBRE-SE:
O Posicionamento de Marca é o que estabelece o vínculo entre o cliente e o produto. A razão pela qual ele vai optar por comprar na sua empresa, e não no concorrente, mesmo se estivermos falando do mesmo produto. Por isso, é necessário que toda Estratégia de Posicionamento seja validada pela pessoa mais importante: seu cliente!
Para fazer você abrir a mente e pensar mais sobre o assunto, quero que responda à algumas perguntinhas básicas. Vamos lá?
Quem é seu público-alvo?
Quais dores seu produto resolve e quais prazeres proporciona?
Quais as qualidades da sua marca?
O que diferencia sua empresa da concorrência?
Como você quer que sua marca seja reconhecida?
Com base nessas respostas, você pode elaborar estratégias que possam comunicar tudo isso. E fazer com que sua empresa se posicione de um jeito muito mais assertivo no mercado.
Comments