top of page
  • Foto do escritorMARIANA BUENO

POSICIONAMENTO DE MARCA – ME EXPLICA ISSO

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Pra começar, preciso confessar que detesto esses termos gringos que o marketing passou a adotar nos dias de hoje. Branding, Leads, Inbound. Não se impressione! Sei que eles causam um fudeu! na sua cabeça. Mas traduzidos e interpretados, são inofensivos.

Dentre esses termos que, de cara, deixam você desconfiada, precisamos falar sobre o Posicionamento de Marca.

De maneira bem objetiva – como sempre - o Posicionamento de Marca é um conceito que se refere à maneira como as marcas são percebidas pelo público. Aqui, o foco deixa de estar no produto e passa a estar na percepção do consumidor.

Ou seja, não basta vender um produto ou serviço top das galáxias. É preciso vender propósitos, valores e realizações.

Isso você provavelmente já sabia. Ou já justificou alguma compra falando: “Mas é a experiência...”. A experiência de compra que tal empresa oferece e outras não.

Conquistar uma cadeira cativa na mente do seu consumidor.

Esse é um dos objetivos principais do Marketing Digital nos dias de hoje. E há, de fato, uma verdadeira disputa pela atenção das pessoas.

Mas o que você precisa entender é que não é como seus clientes percebem a sua marca, mas sim como você quer que eles percebam sua marca. Se trata de como você quer que ela seja reconhecida.

E não importa o tamanho da sua empresa: sempre há uma posição de destaque para ser conquistada. Basta saber COMO e PARA QUEM se posicionar, a partir dos Valores que diferenciam seu negócio da concorrência.

Entendi! Mas e agora? O que eu faço?

Agora eu vou listar algumas dicas preciosas para a elaboração de estratégias de Posicionamento de Marca! Bora lá?

COMUNICAÇÃO!

Cada vez que a sua marca se comunica com seu cliente, ela tem uma oportunidade de reforçar o seu posicionamento. Da mesma forma, cada vez que o seu consumidor é impactado pela sua marca, ele vai moldando a imagem que tem de você.

Não, não se iluda achando que isso não vai acontecer de uma hora para outra. É um trabalho diário, que necessita de MUITA atenção em dois aspectos:

1. CONSTÂNCIA: Não adianta criar uma campanha incrível agora, e depois ficar meses sem anunciar. É preciso constância! Ela vai reforçar valores e conquistar espaço na mente do seu cliente.

2. COERÊNCIA: Se você se posicionar como a solução mais rápida do mercado, não pode haver outras que entreguem o mesmo serviço que você na metade do tempo. Percebe que isso não seria coerente?

NÃO OLHE SÓ PRA DENTRO!

O que sua empresa tem a oferecer, não é o suficiente. Pense nas necessidades do seu público, e o que ele valoriza na aquisição de um produto/serviço.

DE OLHO NA CONCORRÊNCIA!

Avalie seus concorrentes e veja como sua empresa está posicionada em relação a eles. Como você pode superá-los? Como você pode se sobressair no mercado? Como fixar sua marca na mente dos clientes?

INCORPORE OS VALORES!

O Posicionamento da sua Marca será o reflexo do que você quer que as pessoas pensem em relação à ela. Por isso, é necessário incorporar os valores da mesma, adicionando CREDIBILIDADE + CONFIABILIDADE.

FAÇA AJUSTES, SEMPRE!

Não existe uma receita de bolo, isso você já sabe! Precisamos ser adaptáveis! Aliás, o ser humano, por si só, é muito adaptável! Prova disso foi essa quarentena doida fazendo todo mundo se reinventar e se adequar à uma nova realidade! Por isso, sempre que possível e necessário, faça ajustes para que sua marca se mantenha sempre em alta e na cabeça dos seus consumidores. Resolva qualquer falha de comunicação, e analise com atenção os feedbacks que receber!

LEMBRE-SE:

O Posicionamento de Marca é o que estabelece o vínculo entre o cliente e o produto. A razão pela qual ele vai optar por comprar na sua empresa, e não no concorrente, mesmo se estivermos falando do mesmo produto. Por isso, é necessário que toda Estratégia de Posicionamento seja validada pela pessoa mais importante: seu cliente!

Para fazer você abrir a mente e pensar mais sobre o assunto, quero que responda à algumas perguntinhas básicas. Vamos lá?

Quem é seu público-alvo?

Quais dores seu produto resolve e quais prazeres proporciona?

Quais as qualidades da sua marca?

O que diferencia sua empresa da concorrência?

Como você quer que sua marca seja reconhecida?

Com base nessas respostas, você pode elaborar estratégias que possam comunicar tudo isso. E fazer com que sua empresa se posicione de um jeito muito mais assertivo no mercado.

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo2.png

Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

bottom of page