Se tem uma coisa que você vai ouvir - e muito - por aqui, é sobre Persona e Público Alvo. Não, eu não vou sossegar enquanto esse assunto não tiver muito claro na sua cabeça.
É extremamente importante que - antes de qualquer coisa - você entenda o significado desses termos, e a importância dos mesmos para a elaboração de estratégias na sua empresa.
Vamos lá?
O Público Alvo, representa seu cliente de maneira mais abrangente. É uma fatia da sociedade para qual você vai direcionar o seu produto.
Aqui não vamos considerar detalhes pessoais do indivíduo. Mas sim, Características Demográficas, Socioeconômicas e Comportamentais.
Você vai precisar de informações, como:
- Idade
- Sexo
- Classe Social
- Localização
- Hábitos de Consumo
Vamos a um exemplo?
Digamos que sua empresa seja uma Loja de Vestuário Feminino que trabalha com peças de Fast Fashion.
Certo. Com base nisso, você define que seu Público Alvo é:
Mulheres, entre 25 e 45 anos, residentes da Grande Florianópolis, com renda entre R$1500,00 e R$4000,00, que se preocupam em se vestir segundo as tendências do mercado, e procuram gastar pouco.
Conhecendo seu Público Alvo você vai fazer uma segmentação do mercado, eliminando um grande número de pessoas que não se identificariam com seu produto, e dessa forma, otimizando os investimentos da sua empresa em anúncios direcionados. PERFEITO!
Já a Persona, é um pouco diferente. Podemos definir como Persona a representação fictícia do cliente ideal, com desejos, medos, objetivos. É um trabalho minucioso de pesquisa, pois é necessário detalhar características mais subjetivas à respeito daquele indivíduo.
É uma forma de humanizar o seu cliente. Que envolve:
- Características pessoais
- Estilo de Vida
- Interesses
- Informações profissionais
- Participação em Redes Sociais
Vamos ao exemplo?
Juliana, 27 anos, mora em São José, Grande Florianópolis. Formada em Administração, trabalha como Assistente Administrativo em uma empresa do mercado imobiliário. Nas horas vagas gosta de praticar atividades ao ar livre e frequentar baladas com as amigas. Gosta de ouvir sertanejo, funk e música eletrônica. É influenciada - na forma de se vestir - por digital influencers, artistas e pela grande massa. Nas redes sociais gosta de acompanhar dicas de maquiagem e moda.
Entendeu a diferença?
Ter tudo isso muito bem definido vai permitir que você crie uma oferta baseada no perfil da pessoa que representa o seu público. Ou seja, você vai parar de dar tiro pra tudo quanto é lado, e finalmente focar em QUEM realmente quer comprar seu produto. Dessa forma você poupa recursos e concentra esforços.
LEMBRE-SE: TEMPO É DINHEIRO!
E através da elaboração da Persona do seu negócio, você poderá ter uma comunicação mais assertiva com seu cliente. Ora, você saberá qual o canal de comunicação ideal para encontrá-lo, saberá quais argumentos de venda usar, e como lidar com objeções de venda. Então quanto antes você responder perguntas do tipo: Por quais meios eu converso com o meu público? Qual a linguagem dele? Como eu posso oferecer valor ao meu cliente? Mais rápido poderá desenvolver uma estratégia adequada de venda.
Conhecer o seu Público Alvo é muito importante, mas detalhar a persona do seu negócio, fará com que você haja com muito mais segurança na elaboração de estratégias de comunicação e venda.
Você deve estar se perguntando: Onde e como eu encontro informações tão específicas sobre o meu cliente? Eu te digo: Pesquisando! Promovendo conversas online, buscando grupos de interesse, observando comentários sobre produtos, e até no contato direto com o cliente.
Então, recapitulando: O Público Alvo é aquele grupão mais abrangente de clientes, que não considera características pessoais, mas que te mostra uma considerável segmentação de mercado. Já a Persona vai detalhar aspectos mais específicos e profundos, aumentando suas chances de conquistar a confiança e despertar o interesse do seu cliente.
OU SEJA: Quanto mais eu conheço o meu cliente, mais argumentos de venda eu tenho!
Post longo, mas necessário. Para maiores esclarecimentos, entra em contato com a gente!
Comments