Sou um ser humano imensamente visual e sinestésico. Não tem jeito, eu preciso vislumbrar idéias, cores, composições. Preciso tocar, sentir, colocar a mão na massa. Faz parte do meu processo criativo.
O Moodboard, também conhecido como Painel de Referências ou Painel Semântico, inclui texturas, paletas de cores, tipografia, fotos e ilustrações que traduzem a essência do trabalho a ser desenvolvido.
Esse processo pode ser feito tanto digitalmente quanto manualmente - embora eu tenha um apreço maior por processos manuais.
Quer saber porque o moodboard têm todo o meu amor e admiração? Vem comigo que esse assunto é bom demais!
Primeiro: Traduzir visualmente suas idéias!
Uma coisa é certa: os processos de criação são extremamente singulares e envolvem muitos caminhos. Definitivamente, não dá pra generalizar. Algumas coisas pra mim, podem dar super certo, mas pra você nem tanto. É uma questão de conhecer o processo e verificar se ele realmente é eficaz para o seu negócio, e PONTO.
Sabe aquela frase: Entendeu, ou quer que eu desenhe?
Quando o assunto é moodboard, você precisa concordar comigo que a mesma se aplica muito bem. É absolutamente normal que eu fale A, você entenda B e só alcançarmos clareza - de fato - com a representação visual.
O moodboard, nesse sentido, é capaz de eliminar - muitas - divergências do entendimento de um projeto, alinhando expectativas e evitando possíveis frustrações.
Segundo: Ter uma idéia geral de composições!
Ao longo das minhas experimentações com produção e criação de campanhas voltadas ao marketing digital, constatei que o desenvolvimento do moodboard servia como base para entender como algumas informações caminhariam juntas.
As vezes, na nossa cabeça, certas combinações fariam muito sucesso, mas é na prática que podemos validar as mesmas, e comprovar essa unicidade. Cores, elementos gráficos, direcionamento visual e qualquer outra informação que faça parte da criação do conceito criativo do projeto, precisam estar devidamente alinhadas.
Terceiro: Moodboard e Briefing, juntos?
Eu sei que você já leu nosso post sobre Briefing e já está craque no assunto, certo? Mas caso queira relembrar sua importância, clique aqui e tire qualquer dúvida agora mesmo.
Voltando.
Do meu ponto de vista, dependendo da complexidade do trabalho a ser executado, moodboard e briefing devem caminhar lado a lado, bem juntinhos, buscando aprimorar ao máximo a comunicação com seu cliente.
Acompanha aqui o meu raciocínio: O briefing vai esclarecer - com palavras - a sua idéia, e o moodboard vai reafirmá-la - com imagens. Captou a importância de ambos?
Quarto: Entender a essência do trabalho!
Quanto mais direcionado e esmiuçado for o processo de criação, mais caminharemos em harmonia rumo ao objetivo final do trabalho. Essa imersão no processo criativo vai te ajudar a captar o sentido de projetos, marcas ou produtos, e desenvolver um trabalho F-O-D-A!
Todo processo capaz de aumentar sua produtividade e fortalecer o engajamento, é bem-vindo!
De qualquer forma, admito que sou bem chata com a questão de processos, e depois que entendi a importância dos mesmos, meu trabalho ficou muito mais profissional.
Pra finalizar, o roteiro é basicamente esse:
1. Conheça o processo;
2. Teste o processo;
3. Verifique se ele realmente é eficaz para o seu negócio;
E sabe como eu costumo trabalhar?
Moodboard Virtual? Nem pensar! Não consigo nem ler livros virtuais, quem dirá desenvolver campanhas. Minha base de criação é o Painel Físico. Gosto de recortar, colar, encaixar. Essa melhor visualização das referências facilita muito o meu processo criativo e faz com que eu consiga "viajar" nas idéias. Aquela pira básica pra sair da zona de conforto, e de fato desenvolver algo autoral.
Pra quem é adepto ao processo virtual, dei um Google e encontrei algumas opções para criação do Moodboard online, se liga: GOMOODBOARD, PUREREF e INVISION. Se conhecer outras opções, deixe sua indicação aqui nos comentários! Vamos adorar testar!
Bom, seja qual for o seu processo de criação, é importante que você entenda como essas técnicas podem agregar valor ao seu trabalho. Pequenos detalhes, quando bem executados, podem proporcionar aquele diferencial que você tanto procura no resultado final.
Pensa nisso, tá bem?
Comments