Você já deve ter se deparado com essa pergunta ou já pensou sobre o assunto.
Falando apenas da questão da percepção. Qual a diferença principal entre letras maiúsculas e minúsculas na identidade visual?
Letras Minúsculas:
pegada mais jovem, mais dinâmica, mais amigável, simpático, comum, descontraído.
Por exemplo, nós, aqui no Atalho, utilizamos letras minúsculas justamente pra trazer essa percepção mais amigável e mais informal.
E quanto às Letras Maiúsculas? Bem, elas trazem uma pegada mais tradicional, mais formal, elegante, nobre, sóbrio.
Porém, lembre de uma coisa: são apenas percepções. Ou seja, não é só isso!
Para devinir a tipografia da sua marca, você precisa:
transmitir os princípios da sua marca
transmitir a personalidade da sua marca
transmitir os atributos da sua marca
Mari, mas calma. E quanto à Netflix, que só utiliza letras maiúsculas no seu Logotipo?
A Netflix é uma marca de streaming que utiliza uma linguagem e um conceito bem moderno e bem descontraído. No entanto, não podemos encaixá-la na definição de empresa formal, certo? Pois existe um conceito mais amplo por trás da tipografia.
A Netflix se inspirou no cinema dos anos 50 e 60. O arco encontrado no logotipo faz referência ao CinemaScope (uma tecnologia de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas). Que deu início ao uso da tela em maior escala, bem parecida com a que conhecemos nos dias de hoje.
Então qual a grande questão aqui: Definir se eu você vai usar letras minúsculas ou maiúsculas é importante? Com toda certeza. No entanto, existem outros fatores que você também pode levar em consideração, isso não é uma regra!
Mas pode sim te ajudar a agir de forma mais assertiva, como nós fizemos, justamente pra validar a questão da percepção.
Não esquece isso, ok? Um beijo enorme!
Comments