top of page
  • Foto do escritorMARIANA BUENO

INFLUENCIADORES: COMO ESCOLHER?

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Precisamos humanizar a operação! - ouvi essa frase durante um bom tempo, antes de finalmente entender a importância da mesma. Não tem jeito, em algum momento você vai,

inevitavelmente, ter que pensar nisso.


Que tal agora?


Sem enrolação, eu preciso te dizer: Fuja dos influenciadores sem uma boa argumentação! Sou bem exigente com relação à isso, e acho que você também deveria ser.


Ora, se você vai pagar por um serviço, seja em espécie ou permuta, pague para alguém disposto a vender corretamente seu produto. E só usar adjetivos como: É lindo, é fofo ou é maravilhoso, definitivamente, NÃO ROLA!


Pensa aqui comigo: Seu produto é feito de determinado composto, certo? Esse material é natural ou artificial? Ele pode ser usado em qualquer ocasião? Alguém importante já aderiu à essa tendência? Em que biotipos é mais aconselhável usar? Porque? São tantas as informações relevantes que eu posso dar ao meu cliente sobre determinado produto, que limita-lo à “lindo”, é burrice!

Acho que aqui vale a máxima de: Quero entregar uma informação relevante ao meu cliente! Uma informação de moda, de estilo, de tendência, algo que vá agregar conhecimento, que vá gerar valor, uma informação de qualidade. Além, é claro, de carisma, simpatia e identificação.


Eu sei que essa história de influenciadores com números altos e argumentação falha é tentador. Sei que muitas vezes seus olhinhos vão brilhar diante de milhares de Impressões no Instagram, mas minha dica é a seguinte: Solicite o relatório do Instagram Insights do perfil em questão, e analise especialmente as Interações.


Esqueça a quantidade de seguidores, esqueça as curtidas. O FOCO NÃO DEVE SER ESSE! Já trabalhei com influenciadoras incríveis, que desenvolviam um trabalho regional impecável e mal tinham 4 mil seguidores. Por isso concentre-se no conteúdo, na informação, no quanto seu público vai se identificar com esse profissional.


Nesse sentido, a interação tem um papel fundamental, pois ela vai te mostrar o resultado da relevância desse profissional. Então quanto mais relevante o conteúdo for, maior interação ele terá.


Para facilitar o processo, separei algumas perguntas que sempre fazia antes de uma possível contratação:

  1. Esse profissional vai agregar valor ao meu produto?

  2. Será que meu produto realmente se encaixa em seu lifestyle?

  3. Ele corresponde a um perfil que se assemelha ao meu público alvo, ou persona?

  4. Ele está disposto a comprar a idéia da marca?


OUTRAS DICAS VALIOSAS:


Avalie o desempenho do profissional contratado!

É necessário medir a receptividade do público com relação à aquele novo rosto na empresa - verifique as visualizações, o desempenho, a interação do público. Os clientes se identificaram? Elogiaram a performance do mesmo? Buscaram peças que ele mostrava? Tudo isso deve ser levado em consideração caso você queira dar continuidade à determinada parceria.


Feedbacks são importantíssimos!

Por favor, se gostar do trabalho executado, ELOGIE. E se necessário comente sobre pontos que podem ser melhorados. É extremamente importante mostrar o seu ponto de vista com relação à postura, argumentação e desempenho do profissional, e da mesma forma, manifestar interesse em ouvi-lo sobre a experiência na empresa.


Demonstre zelo e preocupação!

Sempre prezei a simpatia e a disposição em resolver qualquer problema que surgisse. Esse tipo de postura me fez conquistar a confiança dos profissionais de trabalhei, e firmar grandes parcerias. Eu me sentia bem em agradar, em deixar o ambiente mais leve e descontraído, em fazer a pessoa se sentir à vontade.


Eu cito o segmento do vestuário por uma questão de vivência. Mas lembre-se que o mesmo vale para qualquer outro segmento de produtos e serviços. São processos adaptáveis que garantem um maior controle da gestão do marketing da sua empresa.


E aí, partiu humanizar a operação?

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


logo2.png

Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

bottom of page