Se você faz parte da geração millenials ou anteriores, com certeza lembra que a oferta de produtos era muito menor naquela época, certo?
As opções eram limitadas e a gente tinha acesso restrito à informaçãos desses produtos/serviços. As marcas não precisavam fazer um grande esforço para vender, já que o consumidor (nós) tínhamos poucas opções.
Bom, diferente do que acontecia no passado, hoje em dia a oferta cresceu absurdamente. Nós, consumidores, temos acesso à informação para fazer a melhor escolha de compra. O poder está na mão do consumidor!
Então a pergunta é a seguinte: Com toda essa quantidade exacerbada de oferta, por que sua marca vai escolhida?
A resposta dessa pergunta se chama Diferencial Competitivo, e sim, ele precisa existir. Em resumo, o diferencial competitivo é o que difere a sua empresa da concorrência e realça suas ofertas diante do seu cliente.
Beleza Mari,
Então meu diferencial é oferecer um produto de qualidade!
RESPOSTA ERRADA!
Então, meu diferencial é oferecer preços competitivos, aqueles preços bem atrativos!
RESPOSTA ERRADA!
Então já sei, meu diferencial é oferecer uma equipe treinada e pronta para atender o cliente, uma equipe foda, parceira, que vai arrasar na venda.
Desculpa, RESPOSTA ERRADA!
Nada disso é diferencial competitivo!
Produto de qualidade, preço competitivo, equipe treinada, localização estratégica, pós venda É O MÍNIMO QUE SUA MARCA PODE ENTREGAR! SÃO OS DEVERES BÁSICOS DE UMA MARCA.
Por isso trouxemos 3 aspectos super importantes para levar em consideração no desenvolvimento do diferencial da sua marca.
1. Autenticidade
Se seu concorrente se tornou popular com a estratégia x, você vai simplesmente copiá-lo, na maior cara de pau? Ah não vai mesmo!
Sua marca é unica, lembra? Seu diferencial deve seguir a mesma linha de criação da sua marca e trazer todos os pontos que representem ela - verdadeiramente. Nada de mutreta, nada de cópia!
A autenticidade tá ligada com a verdade da sua marca. É sobre ela não ter medo de se mostrar, não ter medo de se posicionar.
2. Ser Relevante
Sua marca pode se diferenciar da concorrência em diversos pontos – mas isso não significa que todos esses pontos sejam - de fato - relevantes. Se a maneira como você se distingue de outras marcas não importa para o seu público, se tudo bem ou tanto faz, "opa, tem algo errado aí!".
Seu diferencial não precisa ser uma ideia astronômica, cheia de frufrus e detalhes. Uma boa ideia normalmente é simples, por isso é tão boa.
O grande diferencial tá em COMO o seu negócio apresenta esses benefícios e gera transformação para os clientes.
3: Encontrar o seu Espaço em Branco
É você se manter atento aos espaços de mercado que ainda não foram explorados e aproveitar justamente essas oportunidades.
Um exemplo: O Cirque du Soleil Uma A companhia circense inovou na forma de criar espetáculos, encontrou o seu espaço no mercado e tornou-se referência no meio artístico. Não importa o preço do espetáculo, as pessoas têm curiosidade e anseio por assistí-lo. Criou-se um valor intangível.
E eu sei que você não quer ser igual a todo mundo. Não, para com isso! Esse padrãozinho clichê nem combina com você. Vc é diferente sim! Você tem o seu jeito, a sua personalidade, a sua forma de ver a vida. Caramba, vamos mostrar isso pro mundo.
Estamos contigo, heim. Um beijo enorme.
Comments