top of page
  • Foto do escritorMARIANA BUENO

DIFERENCIAL DE MARCA

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Se você faz parte da geração millenials ou anteriores, com certeza lembra que a oferta de produtos era muito menor naquela época, certo?


As opções eram limitadas e a gente tinha acesso restrito à informaçãos desses produtos/serviços. As marcas não precisavam fazer um grande esforço para vender, já que o consumidor (nós) tínhamos poucas opções.


Bom, diferente do que acontecia no passado, hoje em dia a oferta cresceu absurdamente. Nós, consumidores, temos acesso à informação para fazer a melhor escolha de compra. O poder está na mão do consumidor!


Então a pergunta é a seguinte: Com toda essa quantidade exacerbada de oferta, por que sua marca vai escolhida?


A resposta dessa pergunta se chama Diferencial Competitivo, e sim, ele precisa existir. Em resumo, o diferencial competitivo é o que difere a sua empresa da concorrência e realça suas ofertas diante do seu cliente.


Beleza Mari,


Então meu diferencial é oferecer um produto de qualidade!

RESPOSTA ERRADA!


Então, meu diferencial é oferecer preços competitivos, aqueles preços bem atrativos!

RESPOSTA ERRADA!


Então já sei, meu diferencial é oferecer uma equipe treinada e pronta para atender o cliente, uma equipe foda, parceira, que vai arrasar na venda.

Desculpa, RESPOSTA ERRADA!


Nada disso é diferencial competitivo!


Produto de qualidade, preço competitivo, equipe treinada, localização estratégica, pós venda É O MÍNIMO QUE SUA MARCA PODE ENTREGAR! SÃO OS DEVERES BÁSICOS DE UMA MARCA.


Por isso trouxemos 3 aspectos super importantes para levar em consideração no desenvolvimento do diferencial da sua marca.



1. Autenticidade


Se seu concorrente se tornou popular com a estratégia x, você vai simplesmente copiá-lo, na maior cara de pau? Ah não vai mesmo!

Sua marca é unica, lembra? Seu diferencial deve seguir a mesma linha de criação da sua marca e trazer todos os pontos que representem ela - verdadeiramente. Nada de mutreta, nada de cópia!


A autenticidade tá ligada com a verdade da sua marca. É sobre ela não ter medo de se mostrar, não ter medo de se posicionar.



2. Ser Relevante


Sua marca pode se diferenciar da concorrência em diversos pontos – mas isso não significa que todos esses pontos sejam - de fato - relevantes. Se a maneira como você se distingue de outras marcas não importa para o seu público, se tudo bem ou tanto faz, "opa, tem algo errado aí!".


Seu diferencial não precisa ser uma ideia astronômica, cheia de frufrus e detalhes. Uma boa ideia normalmente é simples, por isso é tão boa.


O grande diferencial tá em COMO o seu negócio apresenta esses benefícios e gera transformação para os clientes.



3: Encontrar o seu Espaço em Branco


É você se manter atento aos espaços de mercado que ainda não foram explorados e aproveitar justamente essas oportunidades.


Um exemplo: O Cirque du Soleil Uma A companhia circense inovou na forma de criar espetáculos, encontrou o seu espaço no mercado e tornou-se referência no meio artístico. Não importa o preço do espetáculo, as pessoas têm curiosidade e anseio por assistí-lo. Criou-se um valor intangível.



E eu sei que você não quer ser igual a todo mundo. Não, para com isso! Esse padrãozinho clichê nem combina com você. Vc é diferente sim! Você tem o seu jeito, a sua personalidade, a sua forma de ver a vida. Caramba, vamos mostrar isso pro mundo.


Estamos contigo, heim. Um beijo enorme.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


logo2.png

Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

bottom of page