Sabemos que toda vez que você escuta a palavra "Branding" você acha que é vago demais.
Parece difícil materializar, né?
Hoje em dia, a grande maioria dos empreendedores, quando começa a estudar sobre branding e se depara com essa coisa teórica, maçante e chata, rapidamente desiste, porque parece complexo demais pra ser executado.
Mas vamos tentar ser o mais objetivos possíveis com vocês, pra que esse caminho se torne sobretudo prazeroso.
Branding é o processo de fazer um negócio se transformar em uma marca.
E se você ainda não sabe a diferença entre marca e negócio, vamos te explicar.
Quando você tem uma relação apenas de compra e venda com seu cliente, você tem um negócio. Ou seja, seu cliente espera muito pouco ou quase nada de você.
Pra você ter uma marca, a entrega é importante, ou seja, você tem que estar alinhado com um chamado de mercado, tem que estar alinhado com um propósito.
Então o branding vai ser o responsável por orquestrar todas as iniciativas da marca (aspectos visuais, verbais, diretrizes, valores, personalidade, posicionamento).
Então concluímos que qualquer pessoa pode te um negócio. Mas construir uma marca não é pra qualquer um. Se você tem uma marca, quer dizer que você construiu valor de mercado, quer dizer que você é relevante na vida das pessoas.
O que vemos muito por aí, é o pessoal dizendo que branding é identidade visual.
O processo de construção de uma identidade visual alinhada com os valores, com os princípios, com a personalidade de uma marca é só UMA das estratégias de branding. A identidade visual sozinha não consegue fazer todo o trabalho. Você pode contratar o melhor designer, se você não inserir esse material dentro de um contexto muito bem costurado, não vai funcionar.
Por definição brand, significa marca. Branding - com ing no final, é gerúndio, ou seja, marcando. São estratégias que vão tornar a sua marca mais marcante, ficou redundante mas é isso mesmo.
Ou seja, é ing, não tem ponto de chegada. É todo dia, pro resto da vida da sua marca.
Bora construir o Branding da sua marca?
Comments