Não adianta, a cópia está instituída, ela está enraizada no nosso DNA.
A gente exercita muito pouco a cultura da criação, né? A gente não valoriza aquilo que é autoral, não somos ensinados a entender o valor de ser original.
Um dos motivos? Bom, a gente tem um sistema cagado.
Mãe, eu tenho que falar palavrão!
Tem que fazer com pressa, tem que ter um retorno rápido, um resultado rápido. Então consequentemente, é pouco tempo pra criar.
O que acontece? Cópia.
E eu vejo muita gente reclamando disso. Ah, tal pessoa me copiou. Tem vários reels assim, né?
Só que eu penso o seguinte - aí entra o valor do branding. Porque se a marca tem um branding bem estruturado. Ou seja, se você tem atributos muito particulares da sua marca, o cliente vai olhar pra aquilo e vai saber que é seu, porque tem uma assinatura que é só sua.
Então o que eu penso sobre essa questão da cópia:
1. Você tá na internet, po! A partir do momento que você posta uma coisa lá, deu. Você está suscetível a esse tipo de coisa e ponto. Não adianta chorar.
2. Se você tá sendo copiado, é sinal de que você é bom. Então é realmente o momento de fortalecer o que a sua marca tem de mais particular.
Eu acredito que um antidoto eficaz contra cópia é estar na frente sempre! Se aperfeiçoando, estudando, inovando e ter um repertório muito alinhado com os princípios da sua marca.
Quando você passa a entender a importância do trabalho de branding na sua empresa, você não copia. Porque branding é DNA. E como que você vai misturar o seu DNA, com o de outra pessoa? Não faz sentido.
É quando você começa a se inspirar, ao invés de copiar.
O que é se INSPIRAR?
Eu gosto muito dessa definição, que é: colocar o ar pra dentro, sentir e produzir algo com a sua essência. E o expirar se torna, único, se torna legítimo, proprietário.
E a inspiração tem um filtro. Porque você entende que poxa, bom senso né? É o respeito por quem criou aquilo, é a ética, e a busca por irradiar os meus valores e não do outro.
Mais uma vez: Quem copia não entende o valor de ser original. Se você tem dificuldade pra criar, amplie o seu repertório cultural. Mari, como eu faço isso? Quebra o padrão. Se você trabalha com moda, pelo menos uma vez por semana busca entrar em contato com um segmento oposto a moda. Se você é da yoga, faz uma aula de boxe. Não sei. Quebra o padrão.
Isso faz com que a gente abra esse campo da inovação.
Hoje em dia, o que mais me inspira e me faz ter insights rápidos, é a música - eu consumo muita música ao longo do dia - filmes - sempre eu consigo parar pra ver um filme eu presto muita atenção na fotografia - e estar em contato com a natureza. É muito louco como eu consigo me conectar com o meu eu, quando estou na praia. É inexplicável como surgem as melhores ideias.
Bom, espero que vocês tenham gostado.
Ah, e não copia heim, tô de olho em você!
Beijos e uma ótima semana!
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