top of page
  • Foto do escritorMARIANA BUENO

ESSÊNCIA: O DNA DA SUA MARCA

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Diferente do propósito, que pode se adaptar conforme o crescimento da marca, a essência não muda jamais. Ela precisa se manter firme, intacta, independente do que aconteça.


É como se fosse o DNA da sua marca.


Aquelas características únicas, intrínsecas, proprietárias.


Eu posso mudar tudo ao meu redor, mas eu nunca vou deixar de ser quem eu sou. Eu posso alisar o cabelo, eu posso mudar de cidade, mudar de namorado, mas eu vou continuar sendo a Mariana. Existe algo intrínseco a quem eu sou, que não vai mudar nunca, jamais.


Isso é essência.


Então, quando você consegue definir a essência da sua marca, você pode mudar tudo ao redor dela. Mas a essência é eterna, ela não muda.


Então, a grande sacada é a seguinte: impregnar a essência da sua marca em todos os pontos de contato com seu cliente. Fazer com que as pessoas entendam o DNA da sua marca, aquilo que é natural, aquilo que faz parte do que aquela marca é.


A essência é aquilo que é mais difícil de ser copiado numa marca, porque é a verdade interna dela. Mesmo que alguém queira copiar, mesmo que alguém olhe e pense assim: "Vou fazer igual!"


Sinto muito, nunca vai ser igual!


Essência é a alma da sua marca.


Então aqui, mais do que nunca, a gente tem que levar a sério essa parada do branding. Porque é a sua chance de transcender produto e serviço. É você ir além.


Quer um exemplo legal?


Uma maçã.


Uma maça pode ser muitas coisas:

Ela pode ser chá de maçã, torta de maçã, creme pra cabelo de maçã, suco de maçã, vinagre de maçã, maçã do amor.


Mas percebe como mesmo se transformando em vários produtos diferentes, a maçã não perde suas características principais?


Ela tem um cheiro específico, um gosto específico, ela tem uma textura, ela tem uma cor própria, que é dela e só dela.


Ou seja, essência de marca é aquilo inerente à ela!


Você pode mudar de segmento, vender outros produtos, mas a sua essência permanece intacta.


Uma maçã nunca vai ser uma laranja, um Jeep nunca vai ser um Volvo, pois cada um tem uma essência, cada um tem um DNA diferente.

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo2.png

Quem Somos Nós?

Somos um marca pensada para empreendedores criativos, localizada na linda Floripa/SC, com foco em Branding, Design Gráfico e Fotografia. Acreditamos na construção de marcas muito mais autênticas e diferentonas, que fujam do padrão e busquem impactar o mundo.

bottom of page