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  • Foto do escritorMARIANA BUENO

COMPOSIÇÕES: AGREGANDO VALOR AO PRODUTO

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Eu amo essa palavra.


Bato na tecla da COMPOSIÇÃO desde que ingressei nesse meio da moda/marketing/fotografia. Pra mim sempre foi essencial pensar dos detalhes.


Se você trabalha com moda, por exemplo, não basta que seja apenas uma blusa e uma calça. Devemos ter uma modelo que transmita a essência do seu público, devemos ter um cenário que ambiente essa persona, devemos ter acessórios que conversem com o look, o cabelo, a maquiagem, as sobreposições, a paleta de cores, o estilo, a postura, emoções a serem trabalhadas.


Entende o que eu digo?


É importante parar de pensar nos produtos isoladamente. Mas sim, trabalhá-los como um conjunto. O resultado disso é: IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO.


Pensar em COMPOSIÇÃO é pensar nos elementos que vão agregar valor ao produto que você vende. Elementos que vão contar uma história acerca de quem vai usar aquele produto. Esse cuidado com a apresentação está diretamente ligado à percepção do cliente com relação ao valor, à experiência que ele terá ao adquirir o SEU produto, e não o do concorrente.


Parece difícil, mas eu te garanto que não é. Pense nisso como um exercício. Pergunte-se: Que imagem eu quero passar aos meus clientes? Como posso estabelecer um vínculo com ele? De que forma meu concorrente está vendendo o mesmo produto?


Os exemplos em questão não valem só para o segmento da Moda. Eu falo da Moda por experiência própria, mas você pode facilmente aplicar essas mesmas dicas em diversos segmentos de produtos ou serviços, e ter um resultado muito mais positivo.


Vocês não me aguentam mais com essa história de Público Alvo, mas eu sou mulher e tenho persistência canina. Então presta bem atenção: O conteúdo que você produzir - e aqui entra a questão da composição - deve girar em torno da personalidade e dos costumes do seu Público Alvo. Se suas escolhas forem pautadas nele, e somente nele, já é meio caminho andado.


Mas tudo isso pra vender uma blusa e uma calça?

Parou, heim.


Não me faça desperdiçar esse vinho caro que abri especialmente pra escrever esse texto com frases preguiçosas e sem comprometimento. Eu quero sangue nos olhos!


Conta aqui pra titia: Onde - exatamente - você pretende chegar com a sua empresa? Que tipo de experiência você quer gerar para seus clientes? Porque eu não lido bem com coisas superficiais. Eu quero intensidade, quero conexão, quero profundidade. E muitos dos processos que eu ensino - que eu não poderia estar ensinando se não tivesse vivenciado e visto como realmente funcionam - são decisivos para que sua empresa se posicione no mercado com excelência e profissionalismo.


Promete que não vai esquecer disso?

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